terça-feira, 16 de setembro de 2008

Participantes do Comitê

Programação da próxima reunião - 25 e 26 de setembro de 2009


Segunda reunião – 25 e 26 de setembro de 2008
Programação:

- Definir proposta de formato.


Apresentação de propostas de formato x análises de conteúdo (fundamentos x compromissos):

Critério 1 – Genia
Critério 2 – SAvio
Critério3 – Marcelo Costa
Critério 4 – Andrei
Critério5 – Roberta
Critério 6 – Francisco
Critério 7 – Savio

- Apresentação e discussão da primeira revisão do Questionário 2009/10 (1.0), incluindo a discussão dos resultados.

Produtos:


- Elaboração da versão 1.1

Tarefa para a próxima reunião

Conteúdo com Fundamentos com Compromisso + Proposta de formato (pelo menos 1 exemplo) acoplando o resultado do critério

Critério 1: Gênia
Critério 2: Sávio
Critério 3: Marcelo Costa
Critério 4: Andrei
Critério 5: Roberta
Critério 6: Francisco
Critério 7: Sávio

Registros da Reunião de 03 de setembro de 2008, em Porto Alegre

PARTE 1 – AUTO-AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

30 questões. Manter as questões do item de avaliação do empreendedor, mas revisar a redação evitando as perguntas duplo negativa (como por exemplo a questão 12) – revisar questionário com especialista.
Não serão retiradas as 30 questões de características do empreendedor da versão impressa – ela serão transferidas para o final do questionário – e o preenchimento é opcional.

Obrigatoriedade das 30 questões. A aplicação das questões será obrigatória durante a entrevista

Questões on-line. Analisar se as questões do on-line serão as mesmas das visitas

Regulamento. Deve-se deixar claro no regulamento que, para participar do prêmio regional ou nacional - o item comportamento deve ser preenchido.

Tem que ter devolutiva. Fazer com que a devolutiva possa ser uma ferramenta que contribua para a melhoria da competitividade: o prêmio é um efeito colateral, uma forma de sensibilizar, mas o objetivo final é fazer com que o empresário reflita e tome ações para para melhorar sua gestão.

Link. Sebrae tem um “mundo” de ferramentas de capacitação, mas tem que fazer chegar até o empresário. O prêmio dá visibilidade e auxilia na sensibilização.
Mas qual a missão do prêmio?
Só atingir a meta dos 100.000 não deveria ser o único objetivo da premiação?
(questão pendente para todo grupo há tempos)

PARTE 2 – GESTÃO

Não vincular as pontuações as pontuações do MEG
Existe uma lacuna da PEQUENA empresa para MICRO E PEQUENA empresa com
régua de 250 pontos.Tem empresas que sequer tem o requisito legal – atendimento de norma CIPA, normas de segurança, ambiental

Questões Qualitativas. Deixar claro que é obrigatório o preenchimento da questão prescritiva -- deve estar no regulamento o candidato será desclassificado.
Ratificar a questões de ter informações adicionais em que se colocam “xxxxx”

Quais as questões mais críticas do pequeno empreendedor. Utilizar estudos disponíveis como de mortalidade do SEBRAE para não ficar restrito ao PNQ buscando informações no Chile, México. Os chamados “Critical factor sector”

Indicadores de Resultado. Não pontuar o resultado. Trabalhar primeiro o enfoque para saber se há indicadores solicitando dados. Na visita é que solicitaria a veracidade e tendência dos indicadores.

Glossário do Resultado. Colocar as informações explicativas sobre resultado no glossário.

Criar indicadores setoriais. Colocar indicadores por que houveram casos em que o empresário passou a adotar indicadores

Melhorar ficha de inscrições. São 40.000 inscrições que são simplesmente cadastro, a idéia seria colocar questões simples sobre gestão para que o empresário tenha um retorno.
Limpar a ficha de inscrição retirando questões como estado, país, caixa postal, descrição de produtos;serviçosy

GAP de inscrição e participação. No ano de 2008 estamos com 40.000 inscrições.
5% mandam pela internet e o restante fez o envio por papel (95%). Todos concordam que colocar as cinco questões dificulta. Além da questão que os coordenadores locais têm que contratar digitador encarecendo ($) e alongando o processo.
A sugestão é que se faça uma ação junto às organizações que não deram continuidade a inscrição. Está havendo perda de inscrição – o produto é bom, mas não está se sabendo fazer o marketing e divulgação do produto (MPE-Brasil) para aumentar a adesão. O Rio de Janeiro adotou uma estratégia simples para aumentar o número de inscrições: diminuiu o tamanho do formulário de inscrição, conseguindo automaticamente um maior número de inscrições.

Informações.
Na introdução colocar todo um contexto do prêmio com menos foco nas entidades e mais foco no prêmio. Colocar as informações as organizações SEBRAE, MBC, FNQ, GERDAU, PETROBRAS etc no final, ocupando um espaço menor, e incluindo o logo.

Considerar mudar ordem das questões (não deixar restrito a ordem dos critérios) – começando pelo item que é mais fácil para o empresário : por exemplo clientes
Considerar maturidade das práticas (continuidade)
Linguagem mais simples – sem abaixar o nível de exigência. Utilizar outra linguagem – mais simples
Contratar especialista para tratamento da linguagem (seguindo o exemplo do SEBRAE que não permite que qualquer material seja divulgado sem que seja feita o tratamento de linguagem)
Estruturar uma nova abordagem de respostas, com gradação e com pouca informação por alternativa (ex de gradiente: nunca, algumas vezes, frequentemente, sempre)

Questões

Questão 1

Questão 2

Questão 3

1Não tem a prática
2Tem prática
3Tem a prática e está descrita
4Está disseminada
5Tem uso continuado


Questão 2

Questão 3

Exemplo: Você tem a missão?
A maior parte dos funcionários conhece a missão?


Questões - Tem missão?
Finalidade
A missão tem por finalidade... 1 2 3 4 5




Dividir as questões que pedem mais de um requisito.
Tornar as questões mais simples com pouco texto
O resultado é perguntado junto com a questão e não como um critério separado (que no MEG equivale ao critério 8)
Terá solicitação qualitativa mas não será pontuada
A Estrutura dos fatores está misturada (se a prática, existe, se está dissseminada, e se a prática segue um padrão do trabalho)